quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Lula manifesta apoio aos militantes LGBT*




A conferência LGBT da América Latina e Caribe (V ILGA-LAC), que desde o dia 26/01, terça-feira, está reunida em Curitiba (PR), contou em seu primeiro dia, com o apoio do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Em sua saudação, Lula reiterou seu apoiou à defesa dos direitos LGBT e o combate a homofobia.

Em mensagem ao presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis, o presidente Lula afirma que a luta contra a intolerância e a discriminação tem norteado sua gestão desde o início do primeiro mandato. Além do mais, o presidente da República aproveitou para tecer considerações sobre as ações governamentais de combate à homofobia e o Plano Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH-3), que, entre outras coisas, defende a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

A abertura do evento ficou à cargo do ministro da Secretária de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, que em seu discurso, por sinal bastante aplaudido, afirmou que “o movimento LGBT é o mais organizado do Brasil”, ao lembrar o fato deste já ter alcançado o feito de realizar 27 conferências estaduais. Com respeito ao PNDH-3, Vanucchi ressaltou sua importância e a relevância de “no vigésimo primeiro ano de redemocratização do Brasil”, um documento federal que prevê o incentivo de ações como a união civil e a adoção de crianças por casais homoafetivos.

Ainda quanto o PNDH-3, o ministro ressaltou as dificuldades a serem superadas, ainda mais quando estas “não vêem à luz, ficam cobertas pelo manto da hipocrisia”. O discurso de Vanucchi foi encerrado sob aplausos entusiasmados.



*Nota enviada por amigos militantes lá presentes.

Mais informações: http://www.ilgalac.grupodignidade.org.br/port/index.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário